top of page
Search

Casa de Bombas: 10 dicas úteis para o seu projeto

Que a casa de bombas é o coração da rede de sprinklers, todos já sabem. Nesse sentido, muito se fala hoje em dia em relação a manutenção, testes e inspeção desse órgão vital do sistema de sprinkler para mantê-lo em bom funcionamento, o que de fato é imprescindível.


Apesar disso, existem outros aspectos tão importante quanto esses, que não são abordados com tanta frequência. Um deles diz respeito ao planejamento de uma casa de bombas, que vai desde a implantação, arquitetura até a construção civil.

Assim, elencamos 10 dicas para um bom projeto de casa de bombas.


 

1. Quanto aos aspectos de localização da Casa de Bombas


1.1 Afastamento e acesso seguro

Posicionar a casa de bombas afastada do risco é uma exigência normativa da ABNT NBR 16.704/2019:

4.12.1.2 Conjuntos de bombas de incêndio na área externa devem ser instalados a pelo menos 15 m de distância de qualquer edificação e de outras exposições a incêndio que ameaçam o prédio.

Quando não for possível afastar do risco, em casos de edificações com taxa de ocupação grande, deve-se garantir o acesso seguro a esse ambiente.



1.2 Energia e Combustível

O motor elétrico tem que estar preferencialmente perto da fonte elétrica.

Quando se trata de motor à diesel, precisa-se garantir o acesso ao caminhão abastecedor ao local do tanque.

O posicionamento do tanque deve ser levando em consideração, mantendo-o sempre que possível afastado de fontes de risco de incêndio.



1.3 Testes periódicos

Outro item que é muito importante no planejamento é a posição dos cabeçotes de teste. Deve-se levar em consideração a distância do jato e volume de água que são dispensados durante um teste de bancada. A depender do sistema, a vazão de água pode facilmente chegar aos 10 mil litros por minuto e os jatos a mais de 20 metros de distância. Por isso, é fundamental que se posicione tais equipamentos voltados para espaços com os devidos distanciamentos necessários e onde a água possa ser drenada.


 


2. Quanto aos aspectos construtivos


2.1 Material de construção

As paredes da casa de bombas devem ser construídas com material incombustível que garanta a resistência a fogo. Por exemplo, alvenaria em tijolo cerâmico ou bloco de concreto preferencialmente, que garantam o compartimentação desse ambiente.


2.2 Espaço

É importante dimensionar uma arquitetura que apresente espaço suficiente para receber todos os componentes do conjunto motobomba, permitindo espaços livres para manutenção, operação e instalação desses equipamentos.


2.3 Layout

Tão importante quando projetar uma casa de bombas espaçosa é pensar na disposição de cada equipamento do seu interior. Em outras palavras, painéis, válvulas, tubulações e principalmente o modelo da bomba são aspectos que devem ser considerados antes mesmo de definir as “quadro paredes” da casa. Isso porque, dependendo do tipo da bomba que se usa, todo o arranjo e arquitetura mudam. Uma bomba de bipartida axial horizontal vai permitir um arranjo mais simples, linear, com maior otimização do espaço, enquanto uma bomba bipartida radial demanda um arranjo mais complexo e, portanto, uma arquitetura mais apropriada. Assim, cada um desses arranjos interfere diretamente nas dimensões arquitetônicas da casa de bombas.


2.4 Ventilação

A ventilação na casa de bombas também é um item obrigatório pela ABNT NBR 16.704/2019. É importante considerar ventilação cruzada para garantir que não haja superaquecimento no interior do ambiente, prejudicando assim o desempenho de bombas à combustão. Essa ventilação não pode prejudicar a compartimentação do ambiente.


2.5 Portas

Importante pensar em portas com dimensões suficientes para quando for necessário retirar a bomba do seu interior. Um bom projeto poderá prever duas portas, sendo uma porta grande, para acesso de grandes equipamentos, e outra pequena para acesso de pessoas.


2.6 Drenagem

A drenagem é um outro ponto de grande importância, exigido pela mesma norma já citada. Levando em consideração que, o escape de água dos equipamentos do sistema é bastante considerável, e, portanto, deve-se projetar uma rede de drenagem capaz de escoar todo esse volume de água.


2.7 Proteção por sprinkler

É obrigatório conforme ABNT NBR 16.704/2019 a proteção por sprinkler no interior da casa de bombas, quando abrigam motores de bombas a diesel.


Em síntese, existem muitos outros aspectos a se considerar quando falamos de projeto para casa de bombas. Entretanto, foram abordados alguns itens que, embora pareçam simples, são essenciais para um bom projeto e consequentemente, um bom funcionamento da casa de bombas.

Caso tenham dúvidas, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.


bottom of page