Sabemos que a instalação de um sistema de sprinklers deve seguir rigorosamente o projeto executivo aprovado e sua correspondente lista de materiais. Do ponto de vista funcional, a instalação deve estar em total conformidade com o posicionamento correto de cada bico de sprinkler. Os diâmetros e caminhamento das tubulações devem ser respeitados para garantir vazão e pressão demandadas pelo sistema. Desnecessário dizer que o sistema de pressurização, formado pela casa de bombas e reservatório de água, deve atender rigorosamente aos requisitos do projeto.
Mas além de atentar a todos detalhes de projeto que irão garantir a funcionalidade do sistema conforme critérios adotados em projeto, é preciso atentar-se a certos aspectos que irão garantir a integridade física da instalação, de forma a evitar o comprometimento e colapso de estruturas, assim como possíveis vazamentos, por exemplo.
Fixação do Sprinkler
A fixação de cada bico de sprinkler deve ser realizada com a utilização de uma chave especialmente desenvolvida para esta finalidade. Todos fabricantes de sprinklers informam quais são as chaves apropriadas para cada modelo. Com a utilização da chave correta o dispositivo terá um encaixe perfeito no sextavado, com o devido controle do torque sobre o sprinkler.
A utilização de outras ferramentas não específicas como grifo, chave inglesa, chave de boca ou alicate, além de dificultar a instalação e proporcionar vazamentos, podendo também danificar a estrutura interna dispositivo com microfissuras que, ao longo do tempo, poderão causar a abertura indevida do bico. Além disso, pode também ocasionar a perda de garantia do mesmo.
Também existem ferramentas para instalação de canoplas para os sprinklers do tipo embutidos (concealed).
Estrutura da Edificação
As tubulações do sistema de sprinkler contendo água pressurizada, representam um peso a ser suportado pelas estruturas que não pode ser ignorado. Antes da instalação é necessário conhecer a capacidade de carga suportada pelos elementos estruturais onde serão fixadas as tubulações do sistema de sprinkler.
Sempre que o cálculo de uma estrutura metálica estiver comprometido, é necessário realizar um projeto de reforço estrutural e implementá-lo antes do início da instalação do sistema de sprinklers. Especial atenção deve ser dispensada aos telhados com estruturas metálicas, onde serão fixados os ramais do sistema de sprinklers de forma que o mesmo possa permanecer estável nas mais diversas condições climáticas e exposição de vibrações, inclusive durante a atuação do sistema de sprinklers.
Fixação da Tubulação
É necessário garantir também que as fixações das tubulações nestas estruturas sejam dimensionadas para suportar o peso e vibração, devendo respeitar os posicionamentos e distanciamentos máximos entre suportes para cumprir com a sua função.
Num projeto de sprinklers são especificados diversos tipos de elementos de fixação, tais como, mão francesa, grampo “U”, viga “I”, viga “U”, abraçadeira tipo gota, etc. É prática comum realizar a fabricação de parte destes suportes em canteiro de obra. Embora seja uma prática aceita, é importante ressaltar que existem suportes disponíveis no mercado, inclusive com certificações do tipo UL e/ou FM, ou seja, que foram testados com critérios adequados para cumprirem com a sua função.
A utilização de suportes certificados é uma garantia adicional da qualidade da instalação e robustez que o sistema necessita ter. Outras vantagens da utilização de suportes certificados, são:
Minimizar atividades de fabricação e pintura no canteiro de obras;
Reduzir custos de mão de obra;
Minimizar sobra de materiais e seus descartes;
Reduzir riscos de acidentes pela redução de atividades no canteiro.
De qualquer forma, suportes certificados ou fabricados em canteiro, devem ser corretamente dimensionados para cumprir com sua função. No caso de pilotis de concreto para redes externas, o projeto e cálculo são igualmente importantes para garantir a estabilidade da tubulação fixada assim como o desperdício de concreto por superdimensionamento.
Sistemas de Tubulação Ranhurada
A montagem de sistemas com a utilização de uniões entre tubulações de aço carbono ou aço inoxidável por meio de sistemas ranhurados tem sido cada vez mais utilizada em relação aos tradicionais métodos de solda, flange ou rosca.
A preferência por este tipo de sistema está na facilidade de manejo, redução de tempo e segurança na instalação.
Para garantir a integridade da instalação, a ranhura na tubulação deve ser realizada por uma máquina de laminação projetada para esta finalidade. O operador da máquina deve ser treinado para realizar as ranhuras na profundidade requerida para o perfeito encaixe da borracha de vedação do dispositivo de acoplamento. Para melhor performance na estanqueidade das uniões e conexões, dispositivos de acoplamentos ranhurados (“grooved”) certificados devem ser preferidos em relação aos não certificados. Além disso, as instruções de para fixação destes dispositivos devem ser observadas de acordo com as recomendações de cada fabricante.
Flushing de Tubulação de Rede do Sprinklers
Embora possa parecer irrelevante, a inspeção e limpeza (flushing) do sistema de tubulação da rede de sprinklers deve ser feita durante o processo de instalação com atenção para evitar que qualquer tipo de material, ferramentas e impurezas se acumule no interior dos tubos da rede, causando assim uma obstrução ao fluxo da água, e colocando em risco o funcionamento do sistema.
Comments