top of page
Search

Os riscos de incêndios em armazéns refrigerados e câmaras frigoríficas

Armazenamento a frio – riscos e soluções

Armazéns refrigerados e câmaras frigoríficas possuem condições que apresentam riscos de incêndio elevado, pois além de todas as exposições típicas encontradas em qualquer armazém, possuem riscos adicionais que são específicos destes ambientes. Nesse sentido, são locais onde o tipo de material armazenado, a forma como o material é armazenado e as condições de alta circulação de ar seco são fatores que potencializam os riscos de um incêndio. Adicionam-se a isso os materiais construtivos, de vedação, iluminação e de refrigeração a base de amônia que podem potencializar os riscos de ignição.


Em outras palavras, combater um incêndio dentro de um espaço refrigerado ou congelado pode ser extremamente difícil, pois as paredes e o teto totalmente vedados para manter o ambiente refrigerado, irão reter o calor e a fumaça dentro do ambiente.

Por exemplo, em indústrias particularmente sensíveis à contaminação, como alimentos, mesmo um pequeno incêndio pode causar uma grande perda monetária, devido à contaminação por fumaça.

Além disso, em ambientes de temperaturas baixas a utilização de sistemas de sprinklers de tubulação molhada é impraticável pois a água irá congelar no interior da tubulação podendo formar um tampão de gelo. Por isso, sistemas de tubulação seca do tipo de pré-ação são as proteções apropriadas para estes ambientes.

Portanto, quando a proteção por sprinklers é instalada em ambientes frios, precauções extras devem ser tomadas para garantir que o sistema de sprinklers funcione corretamente. O sistema de supressão de incêndios precisa ser rápido e efetivo em minimizar e extinguir um foco de incêndio em armazéns refrigerados e câmaras frigoríficas.



Sistema QUELL™

A soluções para Armazéns refrigerados e câmaras frigoríficas

A tecnologia QUELL™ desenvolvida pela Tyco® vem justamente de encontro com este propósito, portanto, é uma excelente solução de sistema de pré-ação com tubulação seca. Além disso foi testada e aprovada para atuar em telhados de até 16,7m de altura. Por isso, esta característica única é um diferencial que pode proporcionar o melhor aproveitamento do volume de armazenamento com a dispensa dos indesejáveis sprinklers nas prateleiras.


Os projetos de proteção por sistemas de pré-ação com a utilização da tecnologia QUELL™ utilizam os dispositivos Ultra K34, aprovados FM e Ultra K17, listados UL e aprovados FM. Com isso, possuem sequenciamento de ativação e alta previsibilidade pois são projetados no conceito de Desenho Baseado em Desempenho, onde a pressão e o tempo de entrega da água nos pontos de ativação são calculados para maior efetividade do sistema. Logo, são uma excelente opção de segurança para armazens refrigerados e cãmaras frigorificas.


Agora, se você precisa de supervisão técnica de instalações, assessoria de sistemas de detecção e prevenção contra incêndio ou projetos, a Rileva pode auxiliar a sua empresa com soluções modernas, especialistas e um atendimento de qualidade. Então, entre em contato.

bottom of page